Como funciona o split de pagamento no marketplace? Aprenda aqui!

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split de pagamento

split de pagamento

Diversos dados demonstram o crescimento do e-commerce no Brasil. O maior acesso à internet e a expansão do uso dos dispositivos móveis são dois dos principais fatores para esse aumento expressivo.

No mesmo ritmo, o marketplace — comércio eletrônico que reúne diversas lojas em um mesmo espaço — tem ganhado cada vez mais notoriedade devido ao seu caráter inovador na forma de vender utilizando o split de pagamento.

Neste post, vamos explicar do que se trata essa ferramenta, quais são suas funcionalidades e como ela tem revolucionado o mercado digital ao possibilitar diferentes comércios venderem seus produtos no mesmo espaço.

Ficou curioso para descobrir mais sobre essa tecnologia? Então fique conosco pois hoje você vai aprender como o split de pagamento funciona no marketplace!

O que é split de pagamento?

Como o dinheiro é gerenciado em um espaço onde inúmeros lojistas comercializam seus produtos? Como é feita a separação dos valores se um mesmo cliente comprou mais de uma mercadoria de lojas diferentes? O montante tem que ser pago de maneira separada para cada vendedor?

Essas dúvidas são mais do que comuns e pode ser que você esteja com algumas delas na cabeça agora, não é? Pois bem. É por meio do split de pagamento que a divisão dos valores oriundos das compras ocorre, de modo automático e customizado inclusive.

Divisão de pagamentos

Na prática, o split é uma ferramenta destinada a dividir os pagamentos entre os fornecedores de um marketplace. Também conhecida como split payment, a solução permite que o consumidor faça apenas um pagamento, embora a compra envolva produtos de diferentes lojas.

O valor é dividido pela própria ferramenta, de acordo com o preço de cada item. Desse modo, cada lojista recebe o valor referente à sua mercadoria comercializada. Para ficar ainda mais claro, apresentamos um exemplo no tópico a seguir.

Como o split de pagamento funciona no marketplace?

Conforme mencionamos, o marketplace é um espaço virtual destinado ao comércio eletrônico. Ele reúne diferentes lojas em um mesmo ambiente digital e depende do split de pagamento para que funcione e não prejudique os consumidores nem os lojistas.

Vamos entender como essa ferramenta atua e permite que os pagamentos sejam feitos de uma só vez e divididos entre os fornecedores instalados no marketplace.

Exemplo

Mentalize a seguinte situação: uma pessoa, interessada em comprar roupas para passar o verão, pesquisa as opções nos mecanismos de busca da web. Ela encontra um marketplace com a presença de diferentes lojas do mesmo ramo, que comercializam os produtos procurados pelo internauta.

Suponhamos que o consumidor gostou da camisa da loja A, do shorts da B e dos chinelos de dedos da C. Seu carrinho, portanto, ficou com três produtos oriundos de três comércios distintos.

Ao finalizar a compra, o split de pagamento divide os valores de cada mercadoria e encaminha automaticamente para os respectivos destinatários. Esse processo é feito logo após o check-out — momento em que se confirma os dados do cliente para concretizar a transação.

Assim, o consumidor faz apenas uma compra e o montante é separado em três partes. Sem a ferramenta, a compra precisaria ser feita três vezes, separadamente, e em páginas também distintas. Um trabalho triplicado e que dificultaria demais para ambas as partes, desestimulando o consumo.

Experiência do consumidor

Uma das maiores potencialidades que o split de pagamento proporciona ao marketplace e ao comércio eletrônico de um modo geral, é a experiência positiva de compra do consumidor.

Esse fator passou a ser considerado como primordial por analistas de marketing e grandes empresários. Isso porque o cliente é o objetivo final de todo negócio. Logo, é importante conquistar sua confiança e fidelização.

Para que isso aconteça, é necessário oferecer facilidades, praticidade, conforto, bom atendimento e experiências positivas e de qualidade. Essa é a tendência das campanhas de marketing contemporâneas.

Quais são os principais benefícios do split de pagamento?

Vejamos abaixo as principais vantagens do split de pagamento para o marketplace tanto para os lojistas como para os consumidores.

Automatização de processos

A automatização dos processos torna os procedimentos rápidos, dinâmicos e práticos — características que todo cliente gosta, sobretudo no e-commerce. O split de pagamento viabiliza tudo isso para o marketplace.

Redução de erros

A automatização do split de pagamentos também reduz exponencialmente as chances de erros processuais de pedidos de produtos e divisão de valores.

Imagine se esses serviços tivessem que ser feitos manualmente? Quanto tempo levaria? Quantas falhas não ocorreriam, não é mesmo?

Segurança garantida

As páginas de e-commerce já contam com mecanismos de segurança contra fraudes, garantindo proteção aos clientes. No caso do marketplace, o cenário é o mesmo.

Mas pense: sem o split de pagamento, os lojistas se sentiriam seguros na divisão do dinheiro? A ferramenta também confere ao canal mais essa confiabilidade.

Facilidade de compra

A solução facilita bastante a compra ao reduzir a distância entre o pedido do cliente e o check-out. Com apenas um clique a compra é efetuada, sem transtornos nem demoras. Assim, a tecnologia contribui para alavancar as vendas do marketplace justamente pela velocidade da transação.

Gestão de pedidos

A gestão eficiente de pedidos é outro benefício proporcionado pelo split de pagamento. Por meio da solução, é possível acompanhar as solicitações, que são registradas em tempo real. Dessa maneira, pode-se, inclusive, acompanhar as vendas, verificar quais lojas apresentam melhor desempenho, entre outras informações.

Transparência

Nessa perspectiva, aliás, o split de pagamento fornece transparência aos lojistas que integram o canal de vendas eletrônico. Essa característica transmite confiança e tende a atrair ainda mais vendedores e fazer com que o marketplace continue a crescer no mercado do comércio online.

O crescimento desses espaços se deve muito à tecnologia do split de pagamento, que permite todas essas vantagens citadas.

Vale dizer, afinal, que ela beneficia tanto os vendedores como os clientes, criando novas oportunidades de mercado na medida em que se constitui como uma ferramenta indispensável de gestão de pagamentos no e-commerce.

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