Por que é importante fazer o gerenciamento de pagamentos online?

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gerenciamento de pagamentos online

A organização financeira está entre os atributos mais importantes para a consolidação de uma empresa, sendo ainda mais imprescindível em modelos de negócios com mensalidades, o que faz do gerenciamento de pagamentos online uma demanda fundamental.

Atualmente, existem softwares que facilitam e automatizam parte significativa dos processos necessários para uma gestão mais eficiente dos pagamentos recorrentes. A seguir, confira como funciona esses sistemas e os benefícios proporcionados.

O que é um sistema para pagamento online?

Um sistema para pagamento recorrente é um software para armazenar e gerenciar as informações relacionadas ao setor financeiro da companhia, de forma que os dados possam ser guardados, alterados ou acessados facilmente.

Nesse modelo, diversos processos financeiros são realizados automaticamente, como a emissão dos boletos ou cobrança no cartão de crédito, por exemplo. Com isso, essa área torna-se mais eficiente e com menos gargalos operacionais, melhorando a gestão como um todo.

Para que o sistema contribua mais para o negócio é importante que o gestor avalie as funcionalidades disponíveis e também o know how da empresa parceira, garantindo que ela tenha processos e boa execução das estratégias. Alguns recursos que devem ser analisados são:

  • disponibilizar todos os meios de pagamento;
  • ter uma estratégia de performance com gestão dos inadimplentes;
  • ter diferentes opções de data para cobrança;
  • fazer retentativas automáticas;
  • gerar relatórios online;
  • ter suporte e outros.

Ao avaliar as funcionalidades, deve-se considerar aquelas relacionadas à segurança do sistema, como ter o certificado PCI Compliance. Além disso, é necessário entender quais serão úteis para a empresa, contribuindo efetivamente para a melhora do sistema de cobranças.

Tipos de pagamento online

Para que um sistema de pagamento online seja benéfico para a companhia, ele precisa incluir diferentes tipos para que o cliente tenha opções e possa escolher aquela que mais atenda às necessidades dele. Veja quais são os principais!

Boleto bancário

O boleto bancário está entre os tipos de pagamento mais comuns e, para disponibilizá-lo, o sistema deve fazer a emissão, envio automático via e-mail e identificação da quitação, garantindo que nenhuma dessas etapas tenha que ser desenvolvida manualmente para o controle desse meio.

Cartão de crédito

As cobranças recorrentes em cartão de crédito estão entre as mais efetivas atualmente, pois a quitação é realizada automaticamente na data de pagamento e não compromete o limite do cliente. Esse modelo é usado por empresas como Netflix e Spotify, por exemplo, mas cada vez mais é adotado por companhias que atuam com mensalidades.

Como benefício, há uma redução da inadimplência, pois o pagamento é automático. Com isso, é importante que o sistema usado tenha a funcionalidade de retentativas em datas estratégicas.

Débito em conta-corrente

Nesse modelo de pagamento também há uma diminuição dos inadimplentes, pois a quitação é autorizada apenas na contratação do serviço. Entretanto, é preciso estabelecer uma parceria com a instituição bancária, o que pode tornar o processo mais trabalhoso.

Quais as vantagens do gerenciamento de pagamentos online?

Ao escolher um sistema adequado para as necessidades da empresa, uma série de vantagens são alcançadas com o gerenciamento de pagamentos online e proporcionam mais estabilidade financeira para o negócio. Destacamos as principais, confira!

Redução da inadimplência

Um dos principais benefícios de um sistema de gestão financeira é a redução significativa da inadimplência, uma vez que as estratégias para cobranças são mais inteligentes e o controle de pagamentos também.

Essa solução evita que as cobranças sejam feitas em atraso ou sejam extraviadas, assim como oferece opções de pagamento debitadas automaticamente, aumentando as chances de que as quitações ocorram em dia.

Experiência de pagamento

Em negócios com mensalidade, a experiência de pagamento é fundamental para que o cliente mantenha-se satisfeito com a empresa. Quando ocorrem problemas no recebimento do boleto ou cobranças indevidas, por exemplo, o relacionamento começa a se desgastar, diminuindo as chances de retenção. Essas situações são evitadas ao optar-se por um sistema automatizado.

Controle financeiro

Garantir o controle financeiro é um dos principais desafios de uma empresa que recebe mensalidades, pois esse gerenciamento é essencial para a manutenção das atividades básicas do negócio.

Com um sistema, todos os pagamentos recebidos e efetuados são controlados automaticamente, não correndo o risco de que quitações atrasadas sejam esquecidas ou que as realizadas não sejam devidamente registradas.

Escalabilidade

Se todos os processos de pagamentos de uma empresa precisarem ser realizados manualmente, como emissão de boleto, envio, impressão de segunda via, acompanhamento da quitação etc., o negócio perde escalabilidade, pois não será possível administrar corretamente com um fluxo muito intenso.

Ao automatizar tarefas, o sistema de gerenciamento de pagamentos online permite que haja fluxos maiores de caixa, viabilizando o crescimento da empresa sem prejudicar a experiência do cliente.

Redução de custos

Manter uma equipe grande para execução dos processos de cobrança pode ser bastante custoso ao negócio. Se as etapas forem manuais, vai limitar as capacidades de crescimento. Dessa forma, a automação permite que haja redução dos custos operacionais, melhorando a produtividade e o desempenho.

Os custos serão relacionados a contratação e manutenção do sistema, entretanto, ele será capaz de executar todos os processos financeiros da empresa.

Como escolher um sistema para a empresa?

Para que os benefícios possam ser alcançados, a empresa deve adquirir um sistema eficaz e com uma parceira de confiança. Dessa forma, alguns critérios que devem ser usados para a escolha são:

  • verifique se a fornecedora do sistema possui reconhecimento do mercado, com boa reputação e histórico transparente;
  • opte por um parceiro que tenha APIs para os processos de venda e pós-venda;
  • analise se o sistema emite relatórios online, aumentando a transparência das operações;
  • atente-se aos custos relacionados com as transações;
  • verifique se a parceira possui soluções inteligentes para inadimplência, como com o uso de pushes e chatbots para cobrança.

Avaliando bem a fornecedora e o sistema antes de estabelecer a parceria, a empresa tem segurança de contratar uma solução que contribua efetivamente para o melhor desenvolvimento do negócio e gere chances reais de crescimento.

O gerenciamento de pagamentos online proporciona uma série de benefícios que vão impactar diretamente na lucratividade do negócio e na capacidade de melhorar a gestão financeira. Entre as vantagens, está que esses processos valorizam tanto a experiência do cliente quanto a redução da inadimplência.

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