Entenda as vantagens de oferecer novas formas de pagamento!

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formas de pagamento

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen no ano de 2015, as compras feitas com cartões de crédito e débito já somavam 23,7% do total gasto pelas famílias com bebidas, produtos de maneira geral e alimentação. A partir desse número tão elevado, diversificar as formas de pagamento tornou-se essencial para que sua empresa possa atingir bons números e atrair clientes.

Hoje, o empresário pode optar pelas mais variadas maneiras, independentemente se trabalha com serviços ou comércio. O segredo nesse momento é saber verificar as opções mais seguras para o cliente e para a própria empresa.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba as vantagens de oferecer novas formas de pagamento. Boa leitura!

Quais as formas de pagamento mais utilizadas?

O pagamento por meio do dinheiro em espécie é o mais conhecido e, também, o mais simples. O consumidor pode quitar sua compra à vista e o dinheiro ir direto para o caixa. Por essa razão, muitos empresários costumam oferecer descontos a esses clientes que pagam com dinheiro, em uma eficiente estratégia de garantir volume no caixa.

Já o cartão de débito é uma das alternativas muito populares nos dias de hoje, pois as pessoas estão evitando andar com quantias altas de dinheiro nos bolsos. Assim, o débito oferece a facilidade e a comodidade para compras à vista, garantindo a segurança do consumidor.

O cartão de crédito possibilita ao consumidor o direito de parcelar, sendo muito utilizado especialmente em compras de alto valor. É uma alternativa segura para o empresário, uma vez que ele receberá a quantia mesmo se o cliente estiver inadimplente.

Por fim, os boletos são opções inteligentes para substituir o cartão. Além de democráticos por aceitarem compras à vista e a prazo, eles oferecem a comodidade ao cliente no momento de realizar o pagamento, uma vez que pode ser feito online a partir dos seus aplicativos bancários.

Quais as vantagens de diversificar as formas de pagamento?

Disponibilizar algumas opções de pagamento oferece vantagens para o cliente, além de trazer benefícios para o negócio. A seguir, selecionamos os principais. Confira!

Comodidade para os clientes

Hoje, uma das principais características buscadas pelos clientes está relacionada à comodidade e facilidade no momento das compras. E isso também inclui a forma como eles querem pagar os produtos ou serviços que consomem.

Os clientes geralmente são atraídos pelas facilidades que as empresas estão oferecendo. Por essa razão, se você quiser meios para fidelizar a clientela, é preciso oferecer o máximo de opções de pagamento para que ela possa optar pela melhor no momento da compra.

É comprovado o fato de que fidelizar clientes sai mais barato do que atrair novos. Sendo assim, atribuir estratégias para conquistar esse objetivo é essencial para que sua empresa consiga atingir bons resultados.

Confiança para o consumidor

Hoje em dia, qualquer estabelecimento, até os mais simples, já aceitam o pagamento nos cartões de crédito ou débito, por exemplo. Logo, se uma empresa optar por apenas receber por meio de boleto ou dinheiro, os clientes podem desconfiar da atitude.

Assim, dar opções de várias formas de pagamento pode trazer mais confiança ao seu negócio, contribuindo, também, para fidelizar esses clientes.

Mais possibilidades de venda

Em tempos que em o mercado está enfrentando uma crise econômica e sofrendo com a desvalorização da moeda, nem sempre as pessoas conseguem pagar suas compras à vista. Por essa razão, o brasileiro passou a adquirir o costume de parcelar as compras em algumas prestações, principalmente nas de valores mais elevados.

Um cliente pode simplesmente desistir de fazer a compra porque a loja não aceitou o cartão como forma de pagamento ou não parcelou a compra, não é mesmo? No entanto, a partir do momento que o consumidor passa a ter mais opções, ele se sente mais seguro para efetuar compras em maiores quantidades.

Além disso, diversificar as formas de pagamento pode contribuir para atrair novos clientes e aumentar o faturamento de forma mais eficaz e econômica.

Segurança contra inadimplência

Diversificar as maneiras de pagamento de seu negócio traz mais segurança tanto para os seus clientes quanto para você. Empresários que vendem apenas no boleto, por exemplo, têm mais chances de sofrer com inadimplência do que os que oferecem outras formas de pagamento.

Organização financeira da empresa

Todas as transações feitas por meio dos cartões de crédito ou débito ficam armazenadas virtualmente. Por essa razão, é possível garantir uma melhor organização das finanças, pois é capaz de fazer controle certo das vendas do dia, da semana, do mês e do ano. Assim, é muito mais tranquilo administrar o seu negócio.

No entanto, é necessário fazer as melhores escolhas das formas de pagamento que vai adotar, com o objetivo de oferecer ao seu público aquelas que mais lhe interessam.

Inovação

Ao utilizar novas formas de pagamento, você também trabalhará o conceito de inovação no seu próprio negócio. Os boletos, por exemplo, são ótimas alternativas.

Eles automatizam as cobranças e permitem o envio de mensagens lembrando os consumidores sobre prazos, além de garantir pagamentos por meio da internet a partir do próprio smartphone.

Menores chances de fraude

Caso sua empresa não conte com opções seguras para o pagamento, como os próprios cartões e boletos, estará mais suscetível às fraudes. Recebendo cheques nas compras à vista ou parcelas, o empresário corre o risco de descobrir que foi enganado, tanto nos casos de falsificações quanto pela falta de fundos.

Agilidade nas compras

Oferecer diversas formas de pagamento agiliza muito o momento das compras, seja de produtos, seja de serviços. Hoje, ao utilizar métodos de pagamento por aplicativos ou similares, faz com que a transação seja praticamente instantânea. Essas formas modernas são mais seguras e rápidas.

Caso o processo seja digital, oferecer a opção de pagamento em cartão fará com que todo o processo seja mais eficiente.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde conhecer as principais formas de pagamento e as vantagens de oferecê-las. É necessário entender o perfil do seu público e ofertar as soluções que mais agregarão, com o objetivo de diminuir a inadimplência de seu negócio e de fidelizar os seus clientes por meio dessas opções.

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