Como lidar com a sazonalidade em academias?

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A cena é comum: enquanto no verão a academia fica lotada, com a chegada do inverno o movimento diminui bruscamente. E é nesse momento que você se pergunta como lidar com a sazonalidade em academias. Pode parecer inevitável enfrentar esse problema, mas há algumas formas de diminuir os efeitos negativos e driblar a fraca procura dos clientes nesses períodos.Muitas academias, por exemplo, optam por contratar funcionários apenas durante os meses de maior movimento, como no verão, e durante o inverno ficar apenas com freelancers. Mas será mesmo que isso é uma boa solução? Talvez seja melhor você investir em estratégias que realmente tenham um efeito positivo e façam a sua academia sempre ter movimento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você lidar bem com a sazonalidade em academias e acabar de vez com o problema. Confira e se destaque!

Entre em contato com clientes

O primeiro passo é entender o que os clientes mais gostam e precisam na sua academia. Então, nada melhor do que entrar em contato com eles e fazer até mesmo uma pequena pesquisa, justamente para detectar onde você precisar investir e apostar para evitar a baixa temporada.

Feito isso, ficará muito mais fácil pensar nas estratégias que terão como objetivo atender as necessidades dos frequentadores da sua academia. Vale dizer também que isso afetará diretamente seu resultado, o retorno financeiro e, principalmente, a contratação de funcionários pelo período que você precisa.

Conheça seus clientes

Outro detalhe que anda lado a lado com o contato que você deve ter com os clientes é, sem dúvidas, conhecê-los. Dessa forma, você consegue entender o que os consumidores mais gostam na sua academia e até antecipar tendências para melhor satisfazê-los. Não deixe de tentar ao máximo criar conexões com os clientes, seja pessoalmente ou por outros meios.

Inclusive, esses meios podem ser com a ajuda de importantes ferramentas tecnológicas como a internet, tendo como braço principal as redes sociais e os e-mails. Lembre-se também de estreitar laços com a ajuda de aplicativos próprios, mensagens de texto, ligações e pequenos mimos em datas comemorativas.

Faça uma tabela de sazonalidade

Sim! Eis aqui uma das principais formas de você contornar o problema da sazonalidade em academias: fazendo uma tabela com esses períodos. não se esqueça de que estar preparado sempre é o melhor caminho, e ter em mente e visualmente quando serão os períodos de maior dificuldade já ajuda bastante a se preparar.

Por isso, estude a fundo quais são, de fato, os meses de menor movimento e deixe isso exposto na sala da administração. Assim, toda a sua equipe conseguirá se focar em pular essa barreira, sempre em busca dos melhores resultados e na conquista de clientes, não importa a época do ano. Isso muda bastante o cenário!

Antecipe-se aos momentos de menor movimento

Com a tabela de sazonalidade em mãos, vai ficar muito melhor se antecipar aos momentos de menor movimento. Você vai saber exatamente em qual dia precisa começar a agir, assim como o que deverá ser feito durante todo o período.

Outra dica bacana é oferecer cursos de aperfeiçoamento aos seus colaboradores, porque, com mais qualificação, melhores são as chances de sua equipe conseguir superar a sazonalidade e com bastante conhecimento e experiência no contato com os clientes. Essa é uma das práticas que mais dá certo, você sabia?

Faça promoções

As promoções são uma estratégia que geralmente tendem a dar bons resultados para qualquer tipo de negócio. Tudo porque elas conseguem atrair parcelas de clientela que você nem imaginava, como as que só aparecem muito raramente. Com as promoções é possível manter clientes em períodos mais difíceis e de menor momento.

Vale reforçar que estratégias como essa sempre funcionam quando já existe um cenário favorável: por exemplo, durante a já famosa Black Friday, que acontece em novembro no mundo todo. No Brasil, a ocasião já ganhou força total e vem movimentado o mercado de produtos e serviços como nunca! É um bom momento de apostar nas promoções.

Invista em programas de fidelização

Você já ouviu falar sobre os programas de fidelização? Eles foram mais uma estratégia criada pelo mercado para atrair, cativar e, por fim, fidelizar seus clientes. A fidelização é uma importante arma do comércio para garantir boas vendas até mesmo em períodos mais difíceis, como a sazonalidade em academias.

Você pode investir nessa ideia de forma bem simples, oferecendo descontos em serviços depois de X mensalidades pagas da academia, por exemplo. Ou pode ir além e dar a opção de o aluno se matricular e fechar contrato por 1 ano para ganhar o selo de cliente fiel, tendo alguns serviços da academia de graça para ele.

Facilite o pagamento

Sabe as mensalidades mencionadas no tópico anterior? Pois é, que tal oferecer aos alunos formas de pagamento bem mais diversificadas? É o caso de ter as opções de pagamento via boleto bancário, débito, cartão de crédito, cheque e em dinheiro com mais descontos.

Lembre-se de que muitas vezes o cliente tem condições de arcar com mais mensalidades, mas não tem cartão de crédito, por exemplo. Ou possui cheque, mas a sua academia não aceita essa forma de pagamento. Quanto mais facilidades você oferecer, melhor para o cliente, que não terá duvidas em entrar na sua academia.

Todas essas dicas são ótimos caminhos para ficar distante da sazonalidade em academias. Não se esqueça de que nesse mercado existe muita concorrência e as outras empresas também estão bem atentas a esse fator. Se você atua em uma região com muitas academias, vale fazer algumas visitas para tentar notar como eles lidam com o problema.

Isso com certeza vai ajudar a identificar falhas e oferecer algo a mais que vai surpreender seus alunos e clientes. Afinal, todo esforço vale a pena para deixar para trás o problema da sazonalidade em academias, certo? Não hesite em apostas em qualquer uma dessas ideias e veja os resultados aparecerem!

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